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Oque é Silkroad
Oque é Silkroad

Silkroad Online (Também conhecido como SRO, Coreano: 실크로드 온라인) é um MMORPG criado pela empresa Sul-Coreana Joymax. Tendo sua versão beta sido lançada na Coreia do Sul em 11 de Novembro de 2005, o título se tornou bastante popular no Oriente, principalmente no seu país de origem e China , já que seu enredo está diretamente ligado a parte da história chinesa. O Silkroad, como o próprio nome diz, relembra a Rota da Seda, onde mercadores, bandidos e caçadores de recompensas trilhavam duros caminhos em busca de sustento e sobrevivência.

Jogabilidade

Após cadastrar seu login e password no site, o jogador pode logar no jogo para então criar seu personagem. Neste momento é escolhido seu nome assim como sua aparência, altura e tipo físico, estas características não influenciam a estratégia do jogo pois afetam apenas a aparência do personagem. Segue-se então mais dois aspectos a serem escolhidos: a armadura e a arma, estes sim influenciam a estratégia de jogo. Embora ambos possam ser alterados durante o jogo, o Race Europeu determina quais armaduras podem ser usadas para cada árvore de habilidades, por exemplo, um personagem no level 80 na habilidade (mastery) Cleric e level 0 na habilidade Rogue não pode usar a armadura Heavy Armor, que pode ser usada com a habilidade Warrior. Isto não se aplica às armas e acessórios (Rings, Necklaces e Earrings), e também não se aplica ao Race Chinês, onde se pode trocar de arma e armadura a qualquer momento. O jogo é Free-To-Play, ou seja, não é necessário pagar para jogá-lo. A versão internacional possui dois grupos de classes, Chinês e Europeu, e um extenso mapa entre as duas áreas, desde o Egito até a China. Esses dois grupos de classes possuem mapas de habilidades diferentes. Atualmente a evolução dos personagens do jogo na versão internacional vai até o level 120, nos servidores privados BR no caso do BrotherSRO e FriendSRO é ate 110.

Áreas e Cidades

 

Mapa disponivel precionando "M" durante o jogo.
O mapa do Silkroad é dividido em áreas conforme imagem. Cada área abriga monstros (mobs) de uma determinada faixa de níveis (level). Embora uma região seja Chinesa ou Européia, os personagens dos dois Races(Raças) podem entrar na área oposta, porém, nas áreas européias, caem dos monstros somente itens europeus, da mesma forma caem somente itens chineses nas áreas chinesas, mas em Hotan e Alexandria são cidades de unificação que podem cair tando items chineses como europeus.
Cidades: Há seis cidades na versão internacional. Do leste para o oeste são: Jangan, Donwhang, Hotan, Samarkand, Constantinople e Alexandria. Cada cidade possui NPCs. Os NPCs normalmente vendem e/ou reparam itens e dão tarefas (Quests). Em cada cidade há um Protector Trader que vende e repara armaduras; um Blacksmith que vende e repara armas; um Potion Store que vende ervas, poções e pílulas (Herbs, Potions and pills); um Grocery Trader (chamado de Inn em Samarkand e Constantinople) que vende itens para alquimia e acessórios, assim como poções que aumentam a velocidade do personagem e capas; um Hunter Union onde você se alista para se tornar um Caçador; um Trader Association onde você se associa como Mercador; um Specialty Shop onde o Mercador pode comprar mercadorias para vender em outra cidade; e um Stable onde você pode comprar cavalos (serve como transporte e proteção contra ataques), mascotes, animais de transporte para Mercadores e vários outros itens relacionados, um Storage onde o jogador pode armazenar items, E cada um tem um especifico íncone no map. Não há combates dentro das cidades. Além disso, o sistema de venda Stall Network só funciona dentro das cidades.

Guilda e União

Uma guilda, ou guild como é chamada no jogo, é um tipo de associação na qual podem se reunir jogares e pode ser criada por um personagem de nível 20, ou superior, pagando-se a quantia de 500.000 em Gold. Uma vez criada, ela pode evoluir e chegar até ao nível 5, com os seguintes recursos:
Nível 1: 15 membros
Nível 2: 20 membros, ganha 1 página de baú da guilda e a possibilidade de formar união com outras guildas.
Nível 3: 30 membros, ganha mais 1 página de baú da guilda.
Nível 4: 35 membros, ganha mais 1 página de baú da guilda e a possibilidade de usar um emblema para a guilda.
Nível 5: 50 membros, ganha mais 1 página de baú da guilda e a possibilidade de usar um emblema para a união.
O líder da guilda, chamado de Master ou Guild Master (GM*), determina quais membros podem ter acesso ao baú da guilda e, se desejar, somente ele pode ter acesso ao mesmo. A taxa de uso do baú da guilda é a metade da taxa de uso do baú individual. O líder também é responsável por nomear membros para funções específicas na guerra ou na administração das fortalezas (Fortress War). Para elevar o nível de uma guilda é necessário pagar uma certa quantia em pontos de guilda (Guild Points ou GP) e em Gold, conforme a tabela abaixo. Para executar esta ação, o líder da guilda (master) deve usar o NPC gerenciador de guilda. Há um em cada cidade.
NívelGPGold
1 > 25.4003.000.000
2 > 350.4009.000.000
3 > 4135.00015.000.000
4 > 5378.00021.000.000
Pontos de Guilda: A cada ponto de habilidade (Skill Point ou SP) conquistado por um membro, a guilda ganha 1 ponto de guilda.
União: Guildas podem se unir e formar uma união. A guilda líder da união escolhe o emblema da união, pode adicionar novas guildas na união (até o limite de 8), pode baní-las e pode desfazer completamente a união.
Emblemas são imagens criadas livremente pelo jogador, respeitando as dimensões de 16x16 pixels, 24 bits de cores e a extensão do arquivo deve ser bmp (bitmap). Os emblemas da união e da guilda ficam juntos e localizados a esquerda do nome da guilda. Por estarem juntos, as imagens podem ser conjugadas e formar uma única imagem com dimensões 32x16 pixels.
A sigla GM pode significar Guild Master (líder de uma guilda), ou significar Game Master que é um moderador do jogo.

Profissões (Jobs)

Os jogadores podem exercer uma profissão no jogo quando atingem o level 20. São três as profissões: Mercador (Trader), Ladrão (Thief) e Caçador (Hunter). Ladrões roubam os Mercadores que são protegidos por Caçadores. Mercadores e Caçadores podem matar os Ladrões mas um não pode atacar o outro, conseqüentemente os Ladrões podem matar tanto os Mercadores quanto os Caçadores. Este combates podem ocorrer independentemente da formação de uma caravana.
Ao fazer a escolha de uma profissão o jogador deve criar um segundo nome (alias) que será usado durante o exercício da profissão, ocultando assim o nome real do personagem; a troca posterior deste nome é possível mas uma taxa deverá ser paga para tal. A troca de profissão é permitida, porém o jogador ficará 7 dias sem poder exercer nenhuma profissão.
Mercadores ganham experiência quando vendem suas mercadorias em outra cidade; Ladrões ganham experiência quando vendem as mercadorias roubadas na cidade dos ladrões (Thief Town) ou quando matam Mercadores ou Caçadores; e os Caçadores ganham experiência quando o Mercador protegido vende suas mercadorias ou quando ele mata Ladrões.
Mercadores (Traders): Basicamente, mercadores devem levar mercadorias pela Rota da Seda de uma cidade para outra. Cidades vizinhas ficam distantes em torno de 45 minutos (dependendo do animal escolhido para transportar as mercadorias e do percurso escolhido). À medida que o mercador vai comprando as mercadorias sua classificação vai aumentando de 1 até 5 estrelas. Quanto mais estrelas, mais ladrões controlados pelo jogo irão aparecer chamando a atenção dos Ladrões jogadores, aumentando a dificuldade. Uma caravana (Trade) pode ser composta por um ou mais mercadores.
Ladrões (Thiefs): Os Ladrões tem como missão roubar as mercadorias dos mercadores e vendê-las na cidade dos ladrões. Para isso eles devem atacar uma caravana e matar o Mercador e seu animal de transporte, coletar as mercadorias roubadas e colocá-las no seu próprio animal de transporte e ir até a cidade dos ladrões.
Caçadores (Hunters): Os Caçadores tem como missão escoltar o Mercador em sua viagem. Os caçadores devem eliminar todos os inimigos ao longo do percurso e garantir que o Mercador não tenha suas mercadorias roubadas. Os inimigos podem ser os monstros, os ladrões gerados pelo próprio jogo ou Ladrões jogadores.
Compra e Venda de Itens[editar | editar código-fonte]
Os Itens do jogo podem ser comprados ou vendidos através de estandes (stalls). O jogador pode montar um estande em qualquer lugar do jogo mas somente dentro da cidade pode-se registrar os itens no sistema de pesquisa chamado stall network; com este sistema, um jogador comprador pode pesquisar os preços de todos os itens registrados em uma só janela sem precisar entrar em cada estande mas o jogador vendedor paga uma taxa por item vendido através deste sistema.
Nem todos os itens podem ser vendidos através de estandes como, por exemplo, itens Quest.


Mascotes (Pets)

A partir do nível 5, o jogador pode comprar seu mascote, há apenas um mascote que pode ser comprado por gold, o lobo, que custa 1 milhão de gold (moeda do jogo), os demais mascotes só podem ser comprados pelo Item Mall. O mascote evolui junto com o personagem e ajuda a matar os monstros. Ao atingir o nível 40, o mascote cresce, tornando-se mais forte e veloz. O mascote também pode receber um nome dado pelo jogador mas, uma vez registrado o nome, este não poderá mais ser trocado. Dentre os mascotes, somente o lobo pode ser vendido em estandes.
Há diversos itens especias para os mascotes como poções de vida, alimento e poções de cura, assim como um item para ressuscitar seu mascote caso ele morra. Todos estes item são vendidos no estábulo de cada cidade.

Alquimia

O sistema de alquimia é usado para fortalecer os equipamentos, aumentando seu nível, ou adicionar atribuições mágicas aos mesmos. Pessionando a tecla "Y" no teclado, temos a janela de alquimia. Para fortalecer um equipamento, você precisa do elixir correspondente, podendo usar também o pó da sorte (Lucky Powder) que aumenta a chande de sucesso na alquimia. Quando a alquimia é realizada com sucesso, o equipamento tem seu nível elevado em uma unidade, por exemplo, se um escudo do nível 64 for fortalecido no processo de alquimia, seu nível será elevado em uma unidade, recebendo a inscrição "(+1)" ao lado de seu nome, neste caso a defesa do escudo será equivalente a de um escudo do nível 65.
Há a chance de falha na alquimia, mesmo com o uso do pó da sorte e de outros auxílios. Se a alquimia falhar, o equipamento perderá todos os níveis conquistados através da alquimia voltando a ser um item normal. Há também a chance do equipamento ser totalmente destruído ou de ter sua durabilidade comprometida, esta chance aumenta quanto maior for o nível alcançado em alquimias. É possível também adicionar atribuições mágicas aos equipamentos com o uso das pedras mágicas verdes, estas atribuições são listadas em azul no equipamento sendo denominadas dentro do jogo de Blues. Há também as pedras mágicas rosas que servem para alterar as características do equipamento.
As pedras mágicas podem ser obtidas através da quebra de um equipamento ou através de um outro processo de alquimia usado especificamente para criar estas pedras. Para isso é necessário que se tenha um tablete e elementos básicos da natureza: Terra (Earth), Água (Water), Fogo (Fire) e Vento (Wind). Da fusão de um tablete com uma determinada quantidade de elementos da natureza, temos uma pedra mágica. Cada tablete contém a relação de elementos necessários para que este se torne uma pedra mágica. Os elementos da natureza são obtidos através da destruição de equipamentos ou através da destruição de itens especiais que caem dos monstros. Além da destruição acidental de um equipamento durante uma alquimia, este também pode ser destruído intencionalmente com o uso do Destroyer Rondo que é vendido na cidade. Itens especiais que caem dos monstros são destruídos com o uso do Void Rondo.

Itens

Existem quatro tipos de equipamentos: Weapon (Arma), Shield (Escudo), Protector (Roupa) e Accessory (Acessório), sendo que os equipamentos Chineses não podem ser usados por personagens Europeus e vice-versa. Cada equipamento possui um nível (Level) e, quanto maior seu nível, melhor é o equipamento. O personagem pode usar um equipamento de um nível igual ou menor que o dele, exceto as roupas dos personagens Europeus que limitam-se pela classe e pelo nível da árvore de habilidades (skills) e não pelo nível do personagem. Um destaque especial vai para a beleza dos trajes, sendo realmente um atrativo do jogo. A variedade fornecida pelos 3 tipos de trajes, tanto na versão masculina como na versão feminina, causa uma ótima impressão para qualquer jogador. Os acessórios (brincos, anéis e colares) não são visíveis no personagem, sendo apenas itens para aumento de seus atributos.

Equipamentos Chineses

Weapon: Há 5 tipos de arma:

Blade: Arma de uma mão baseada em ataque físico; pode ser conjugada com escudo.
Sword: Arma de uma mão baseada em ataque mágico; pode ser conjugada com escudo.
Glaive: Arma de duas mãos baseada em ataque físico; não pode ser conjugada com escudo.
Spear: Arma de duas mãos baseada em ataque mágico; não pode ser conjugada com escudo.
Bow: Arma de duas mãos baseada em ataque crítico e à distância; não pode ser conjugada com escudo.
Shield: Um Escudo só pode ser conjugado com armas de uma mão, sendo este um equipamento de proteção adicional atribuindo mais defesa e a possibilidade de bloquear completamente um ataque.

Protector: Há três tipos de Roupas:

Armor: Fornece maior defesa física em detrimento da defesa mágica. Pode ser conjugada com a Roupa Protector.
Protector: Fornece defesa física e mágica de forma balanceada, bônus de 10% a mais de velocidade de locomoção do personagem e bônus de 10% a menos no consumo da poção mágica (MP). Pode ser conjudada com a Roupa Armor porém perdendo os bônus.
Garment: Fornece maior defesa mágica em detrimento da defesa física, bônus de 20% a mais de velocidade de locomoção do personagem e bônus de 20% a menos no consumo da poção mágica (MP). Não pode ser conjugada com outro tipo de roupa.
Accessory: Além das Roupas, o personagem pode usar 2 Anéis (Rings), 1 par de Brincos (Earrings) e 1 Colar (Necklace), estes fornecem uma determinada taxa de absorção do dano físico e mágico recebido.

Equipamentos Europeus

Weapons: Há 9 tipos de arma:

One-hand sword: Arma de uma mão exclusiva para ataque físico; pode ser conjugada com escudo.
Two-hand sword: Arma de duas mãos exclusiva para ataque físico; não pode ser conjugada com escudo.
Crossbow: Arma de duas mãos exclusiva para ataque físico, crítico e à distância; não pode ser conjugada com escudo.
Daggers: Arma de duas mãos exclusiva para ataque físico e crítico; não pode ser conjugada com escudo.
Dual Axe: Arma de duas mãos exclusiva para ataque físico; não pode ser conjugada com escudo.
Cleric Rod: Arma de uma mão exclusiva para ataque mágico; pode ser conjugada com escudo.
Warlock Rod: Arma de uma mão exclusiva para ataque mágico; pode ser conjugada com escudo.
Harp: Arma de duas mãos exclusiva para ataque mágico; não pode ser conjugada com escudo.
Staff: Arma de duas mãos exclusiva para ataque mágico; não pode ser conjugada com escudo.
Shields: Um escudo só pode ser conjugado com armas de uma mão, sendo este um equipamento de proteção adicional atribuindo mais defesa e a possibilidade de bloquear completamente um ataque. Um Warrior pode atacar com o escudo porém sua principal função é a defesa.

Protector: Há três tipos de Roupas:

Heavy Armor: Fornece maior defesa física em detrimento da defesa mágica. Requer a classe Warrior.
Light Armor: Fornece defesa física e mágica de forma balanceada, bônus de 10% a mais de velocidade de locomoção do personagem e bônus de 10% a menos no consumo da poção mágica (MP). Requer a classe Warrior, Rogue ou Cleric.
Robe: Fornece maior defesa mágica em detrimento da defesa física, bônus de 20% a mais de velocidade de locomoção do personagem e bônus de 20% a menos no consumo da poção mágica (MP). Requer a classe Wizard, Warlock, Bard ou Cleric.
Accessory: Além das Roupas, o personagem pode usar 2 Anéis (Rings), 1 par de Brincos (Earrings) e 1 Colar (Necklace), estes fornecem uma determinada taxa de absorção do dano físico e mágico recebido.

Equipamentos Especiais

A grande maioria dos equipamentos no jogo são comuns em relação às propriedades que possuem, entretanto há equipamentos especias que são muito mais poderosos. Estes equipamentos são denominados SoX: Seal of Star (SOS), Seal of Moon (SOM), Seal of Sun (SOSun ou SUN), Seal of Nova (SON), RARE e Legend (Armas egípcias). Estes equipamentos não podem ser feitos nem comprados e somente são obtidos dos monstros. Além disso, só há equipamentos especias para o primeiro dos três conjuntos de cada grau (Degree).
Há também armas denominadas HSoX: Honor Seal of Star (HSOS), Honor Seal of Moon (HSOM), Honor Seal of Sun (HSUN ou HSOSun) e Honor Seal of Nova (HNOVA) que podem ser compradas com Gold e Honor Points (Pontos de Honra - Os Pontos de Honra são obtidos atrás da Academia). Estas armas são de níveis diferentes das armas SoX. Uma arma HSOS é 2 níveis menor que sua respectiva SOS, uma arma HSOM é 2 níveis maior que sua respectiva SOM e uma arma HSUN é 6 níveis maior que sua respectiva SUN